VOLTAR

PE. FRANCISCO JOSE PICCOLI

 

PARECE QUE ORIUNDO DE MANTUA ( MANTOVA – VI – VE ), FOI FRANCISCANO COM O NOME DE FREI ATANÁSIO, PERTENCENTE À PROVÍNCIA DE VENEZA. DELE SE SABE QUE FOI MISSIONÁRIO NA ALBANIA, EM SCOPIE, E EM ÉPIRO NA GRÉCIA DESDE 1867 A 1880. DEPOIS ESTABELECEU-SE EM MANTUA. SUA CONDUTA NUNCA MERECERA CENSURA. TENDO SEUS PAIS E IRMÃOS EMIGRADOS AO RIO GRANDE DO SUL E ENCONTRANDO-SE EM MUITA POBREZA, PEDIU A ROMA O BREVE DE SECULARIZAÇÃO ( 1888 ), SUPLICANDO QUE FOSSE DESPACHADO GRATIS POR FALTA DE MEIOS. ESCREVEU AO CARDEAL-PREFEITO DA PROPAGANDA, EM DATA DE 23 / 07 / 1888, COM ATESTADO DO BISPO DE MANTUA D. JOSÉ SARTO, FUTURO S. PIO X, PARA QUE PUDESSE PARTIR COM FACULDADES DE MISSIONÁRIO APOSTÓLICO, POIS IRIA EXERCER O MINISTÉRIO NUM CURATO ENTRE OS IMIGRADOS ITALIANOS NA DIOCESE DO RIO GRANDE DO SUL. MAS A PROPAGANDA ( 08 / 08 / 1889 ) DIZ QUE NÃO PODERIA RECEBER TAL TITULO POR TER ALCANÇADO BREVE DE DISPENSA DA ORDEM FRANCISCANA E QUE COMO PADRE SECULAR NÃO DEPENDE MAIS DAQUELE DICASTÉRIO.

ACEITO NA DIOCESE DO RIO GRANDE DO SUL, EM 1889 FOI NOEMADO COADJUTOR DE GARIBALDI. DEPOIS PASSOU A CAPELÃO DE SILVA PINTO ( 1890 – 1892 ), HOJE PINTO BANDEIRA. FINALMENTE, FOI PROVISIONADO CURA DE SÃO FRANCISCO DA LINHA ZAMITH, LOGO CHAMADO MONTEBELLO, HOJE MONTE BELO DO SUL, ONDE PAROQUIOU DE 1892 A 1904, COM EXEÇÃO DO ANO DE 1894, QUANDO SUBSTITUIU O PE. BARTOLOMEU TIECHER EM GARIBALDI. EM MONTEBELLO O PE. FRANCISCO JOSE PICCOLI TRABALHOU COM ZELO E SUCESSO. CONSTRUIU A IGREJA MATRIZ, ADQUIRIU OS SINOS E FUNDOU O COLÉGIO DA SAGRADA FAMILIA, SOB A DIREÇÃO DAS IRMÃS DO PURÍSSIMO CORAÇÕA DE MARIA. DELE NÃO TEMOS EM MÃO OUTRAS NOTICIAS.   

 

DO LIVRO “CLERO SECULAR ITALIANO NO RIO GRANDE DO SUL (1815-1930) – PE. ARLINDO RUBERT - 1977

 

O PADRE FRANCISCO JOSÉ PICCOLI ERA FRANCISCANO. COM AUTORIZAÇÃO DOS SUPERIORES, TORNARA-SE SACERDOTE DIOCESANO.

NÃO CONHECEMOS A DATA DE SUA CHEGADA AO BRASIL. EM 1899 FOI NOMEADO COADJUTOR DE DONA ISABEL, PASSANDO A RESIDIR JUNTO À CAPELA DE SÃO PEDRO, SITUADA NO Nº. 28 DA LINHA JANSEN.

OCUPANDO TAL CARGO, AJUDOU MUITO OS COLONOS DA ATUAL PARÓQUIA DE SILVA PINTO, QUE TRABALHAVAM COM AFINCO PARA CONSEGUIR UM PADRE QUE PERMANECESSE JUNTO A ELES. DEVE TER, MUITAS VEZES, VISITADO OS MORADORES E SENTIDO AS NECESSIDADES DA  LOCALIDADE.

DEPOIS DE MUITOS ESFORÇOS, VIU FINALMENTE, PARA IMENSA ALEGRIA DOS QUE TANTO HAVIA AJUDADO PARA CONSEGUIREM UMA PARÓQUIA EM SILVA PINTO, REALIZADA SUA GRANDE ASPIRAÇÃO.

NO ANO DEM 1890, UM DECRETO DO ENTÃO VIGÁRIO CAPITULAR, MONSENHOR VICENTE FERREIRA DA COSTA PINHEIRO, CRIAVA O CURATO DE SÃO PAULO DA LINHA SILVA PINTO.

O DECRETO FOI ASSINADO NO DIA 17 DE MARÇO. O PRÓPRIO PE. PICCOLI FOI NOMEADO PRIMEIRO CURA. MORARIA ELE INTERINAMENTE JUNTO À CAPELA DA ANUNCIATA, EXISTENTE DESDE 1882 NO N°. 12 DA MESMA LINHA SILVA PINTO.

A CASA CANÔNICA NÃO ESTAVA EM CONDIÇÕES DE SER OCUPADA. ESCREVERIA ELE MAIS TARDE:

“ ESPERANDO EU QUE FICASSE PRONTA A CASA NO N°. 12 DA LINHA SILVA PINTO, NÃO  PUDE FAZER MEU INGRESSO FORMAL ANTES DO DIA 16 DE ABRIL, O QUAL FOI MUITO FESTIVO PARA ESTA POPULAÇÃO.

INICIEI LOGO O TRABALHO DE UNIR AS FACÇÕES E SERENAR OS ÂNIMOS. VISITEI TODAS AS FAMILIAS DO CURATO. ADQUIRI DEFINITIVAMENTE O TERRENO ONDE SERIA CONSTRUIDA A CAPELA DE SÃO PAULO, QUE CUSTOU 132.000 RÉIS, INCLUÍDAS AS DESPESAS DE CARTÓRIO. CONSTRUÍ  A  CAPELA DE MADEIRA, ONDE CELEBREI NOS DIAS FESTIVOS.”

SABEMOS, POR TESTEMUNHAS, QUE NÃO FOI FÁCIL O TRABALHO DE “UNIR AS FACÇÕES E SERENAR OS ÂNIMOS”. SOFREU TERRÍVEIS DISSABORES E MESMO PERSEGUIÇÕES, A PONTO DE TER QUE PASSAR DIAS ESCONDIDO DEBAIXO DE PERÁUS, ONDE PESSOAS CARIDOSAS LHE LEVAVAM O QUE COMER.

A VISITA QUE FEZ A TODAS AS FAMILIAS, TAMPOUCO DEVERÁ TER SIDO FÁCIL. ANDANDO PELAS PRIMITIVAS PICADAS, SEMPRE RETAS, NÃO DESVIANDO ACLIVES E DECLIVES, DANDO A IMPRESSÃO, MUITAS VEZES, DE VERDADEIRAS ESCADARIAS, SERIA PARA DESALENTAR ATÉ OS MAIS HÁBEIS CAVALEIROS.

PADRE PICCOLI A TUDO ENFRENTOU, POIS ALÉM DO MAIS, CONHECERIA AS DIFICULDADES DO SEU POVO.

PASSOU FAMILIA POR FAMILIA, TOMANDO NOTA DO NOME DA LINHA, NUMERO DA COLÔNIA, NOME E IDADE DOS PAIS E DE TODOS OS FILHOS, QUE NA ÉPOCA, NÃO ERAM POUCOS. ANOTOU AINDA, QUEM JÁ TINHA FEITO A PRIMEIRA COMUNHÃO E HAVIA SIDO CRISMADO.

FORAM VISITADAS 303 FAMILIAS. O NUMERO DE PESSOAS ERA 1725. O RESULTADO DO LEVANTAMENTO É CONSERVADO NO ARQUIVO PAROQUIAL.

A MUDANÇA DE RESIDÊNCIA, EMBORA TODOS SOUBESSEM QUE ERA PROVISÓRIA, DA CAPELA DA ANUNCIATA PARA A DE SÃO PAULO, NÃO DEVE TER SIDO MUITO PACÍFICA. DEBATES E CONTROVÉRSIAS SEMPRE ACONTECEM EM MOMENTOS ASSIM. DEVERÁ TER TIDO PACIÊNCIA E CARIDADE, MAS TAMBÉM MUITA ENERGIA, PARA PODR SUPERAR TODOS OS EMBARAÇOS QUE SE LHE OPUNHAM.

ALÉM DA CONSTRUÇÃO DA CAPELA DE SÃO PAULO, INICIOU A CASA CANÔNICA, POR SINAL MUITO ESPAÇOSA, CONFORME ATESTAM AS FOTAGRAFIAS QUE AINDA SE CONSERVAM.

NÃO TEVE A FEDELICIDADE DE VÊ-LAS CONCLUÍDAS, POIS EM 1892 FOI TRANSFERIDO PARA A LINHA ZAMITH DE MONTEBELLO, HOJE MONTE BELO DO SUL.

NO DIA 30 DE JULHO DO MESMO ANO, TOMOU POSSE DA NOVA PARÓQUIA, PERMANECENDO ATÉ O DIA 25 DE MARÇO DE 1894, QUANDO FOI TRANSFERIDO PARA A PARÓQUIA DE CONDE D’EU, HOJE GARIBALDI.

AOS 13 DE SETEMBRO DE 1895, REASSUME A PARÓQUIA DE MONTEBELLO ATÉ 19  DE DEZEMBRO DE 1903.

ATENDEU, POR VEZES, TAMBÉM A PARÓQUIA DE SANTA TERZA, POIS DURANTE SUA GESTÃO EM MONTEBELLO, A VIZINHA PARÓQUIA FICARA VACANTE.

EM 1898 CONSEGUIU QUE AS IRMÃS DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA SE INSTALASSEM EM SUA PARÓQUIA. CEDEU A ELAS A PRÓPRIA CASA DE PEDRA, COM SOBRADO. RESERVOU PARA SI, APENAS UMA PEQUENA SALA OU QUARTINHO PARA GUARDAR O MILHO PARA OS SEUS ANIMAIS.

PODEMOS AFIRMAR, COM TODA A RAZÃO, QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ PICCOLI, SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS CONSIDERADO O FUNDADOR DA  SEDE DO DISTRITO PINTO BANDEIRA ( HOJE MUNICÍPIO), É UMA DAS FIGURAS MAIS INJUSTIÇADAS NO DISTRITO. NÃO HÁ NADA, MAS NADA MESMO, QUE RECORDE SEU NOME. OXALÁ CHEGUE O DIA EM QUE JUSTIÇA SEJA FEITA.

É MUITO BELO E PATRIÓTICO HOMENAGEAR OS HERÓIS NACIONAIS; NÃO PODEMOS, PORÉM, ESQUECER QUE NÃO EXISTIRIA O HERÓI NACIONALL OU MESMO MUNDIAL, SE NÃO HOUVESSE O HERÓI REGIONAL.É DAS DIVERSAS LOCALIDADES QUE SE FORMA A PÁTRIA, E É DAS PÁTRIAS QUE SE FORMA O CONTEXTO DAS NAÇÕES.

 

DO LIVRO ENTRE O BURATI E O ANTAS – PINTO BANDEIRA – PE. AGOSTINO NICCHETTI CP -